Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima
- Coletivo Biosfera
- 11 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Salvador sediou a etapa regional da Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizado no espaço Salvador Hall na semana de 19 a 23 de agosto de 2019, um dos mais importantes eventos sobre mudanças climáticas do mundo. O evento foi promovido pela ONU.
As discussões pautaram a implementação do Acordo de Paris, o pacto global de combate às mudanças climáticas e antecede a reunião do clima da ONU, a COP-25, que será em dezembro, no Chile.

Um dos assuntos mais debatidos na semana do clima foi a descarbonização, ou seja, a redução da emissão de gases do efeito estufa, como uma das alternativas para conter o aumento da temperatura da Terra e limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C.
A etapa regional da Semana do Clima da @onu reuniu um número recorde de participantes, tendo mais de 5 mil pessoas de 93 países que discutiram por 425 horas de programação, discutindo e debatendo temas importantes como Crise Climática, Amazônia, Cidades resilientes e Sustentabilidade e a Agendas 2030.
O coletivo Biosfera esteve presente neste importante evento em que se discutiu o futuro do clima no planeta.
Um dos painéis bastante interessante e muito significativo foi o Painel Mudanças Climáticas e Igualdade de Gênero, mediado pelo representante do PNUD, Verônica Chao e contou a presença da Senadora Mexicana e Vice Presidente do ParlAméricas, Veronica Camino @verocaminof, que trouxe algumas oportunidades e desafios com base na experiência do México e no trabalho do ParlAméricas em prol da integração de aspectos de igualdade de gênero nas ações e políticas climáticas
A representante do Ministério do Meio Ambiente do Chile, a Senhora Johanna Arriagada Díaz, trouxe importantes contribuições para integrar considerações de igualdade de gênero nas principais políticas e planos de ação climáticos existentes
Suiyen Ramírez Villegas, representante do Instituto Nacional da Mulher da Costa Rica, trouxe como experiência, o trabalho do Instituto, na integração das políticas de igualdade de gênero, com as políticas de mudança climáticas.
A nossa representante Brasileira, Jacqueline Guerreiro, representando a Rede Brasileira de Educação Ambiental e a Rede de Mulheres Ambientalistas da América Latina, abordou de como a rede tem apoiado as ações, em nível nacional, em prol do engajamento das mulheres frente aos desafios das mudanças climáticas.
A Semana do Clima marcou um momento importante em que estamos assistindo à nossa Amazônia queimar, e muitas mulheres da floresta estão na luta contra os efeitos da mudança climática.
Comments