O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro
- Coletivo Biosfera
- 5 de set. de 2019
- 2 min de leitura
05 de setembro foi o dia escolhido para comemorar o Dia da Amazônia, região brasileira que abrange sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, num dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade. O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

De forma simbólica a data foi criada com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
Em 2019 mais do que comemorar precisamos avaliar a forma de ocupação e uso da terra na Amazônia e a relação com os povos da floresta que sofrem tanto quanto a biodiversidade animal e vegetal os efeitos da ação antrópica causado pelo uso excessivo e desordenado dos recursos da Amazônia.
De verdade, não temos muitos motivos para comemoração e sim para preocupAção como forma de garantir que nosso patrimônio da humanidade seja preservado.
Em números a Amazônia representa muito para o planeta
São 5,5 milhões de quilômetros de floresta, presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso. Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. Na região amazônica predomina o clima equatorial/quente e úmido.
A bacia hidrográfica amazônica possui aproximadamente 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).
Tão rica e tão ameaçada a Amazônia precisa ser lembrada dia 05 de setembro e preservada todos os outros dias do ano
Comments