... e como foi a I BIOSFEIRA?
- Coletivo Biosfera
- 8 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Como sonhado e idealizado pelos Organizadores e Parceiros!

O clima foi de total encantamento! Com certeza nossa proposta de apresentar a SUSTENTABILIDADE de forma inovadora foi plenamente materializada. Prova de que é possível sim vivermos em perfeita harmonia, desde que em estado de permanente "COLABORAÇÃO"!
E foi esse caráter colaborativo que nos guiou, organizadores e parceiros. A trilha é a dos 17 ODS que compõem a Agenda 2030. Tudo pelas PESSOAS, pelo PLANETA, pela PROSPERIDADE, pela PAZ e JUSTIÇA SOCIAL, sempre e sempre através de PARCERIAS que nos permitam realizar o que necessita ser realizado.

A I BiosFEIRA aconteceu no último domingo (5), no Bosque Borda da Mata (avenida Vavá Lomanto 40 - Jequiézinho), local privilegiado, construído pelo parceiro Mafran Amaral ao longo de muitos anos de dedicação.
A vertente econômica apresentou a Feira de Artesanato e o Espaço Gastronômico, ambos protagonizados pelo MOVIMENTO GOSTO DE ARTE, seguidos por novos parceiros com novas atividades e produtos.

Como novas parcerias tivemos: Caatinga em Flor (suculentas), Empório das Artes (cerâmica e velas), Fora da Caixa (azulejos personalizados), Viveka (camisetas sustentáveis), Cervalhado (Cerveja Artesanal), Apiário Pioneiro (Mel), Café Artesanal, Eneqfaz (camisas personalizadas), além da presença da APAE Jequié, com o Projeto APAExone-se .

As vertentes social, ambiental e cultural foram de grande riqueza! O dia começou com atividade física: a Pedalada conduzida pelo Grupo "Feras no Pedal" , guerreiras que não desistiram apesar da chuva! Nossa programação previa também uma caminhada, que seria conduzida pelos Educadores Físicos Murilo Oliveira e Mallú Barreto, presentes e motivados mas que infelizmente não puderam atuar por conta do tempo chuvoso e consequente falta de público.

Logo após aconteceu a Feira de Frutas, Verduras e Legumes produzidos pela Seyva - Agricultura Sintrópica.

A tarde contamos com a apresentação da Oficina Institucional do Coletivo que aborda os 17 ODS, formatada e conduzida pela Cicklos - Pessoas e Sustentabilidade, empresa parceira, da Bióloga Rita Braga. Várias outras oficinas foram ministradas pela equipe do Centro Juvenil Ciência e Cultura de Jequié, como a Fotografia Ecológica, Brincos e Mandalas Sustentáveis, Arte em Fibra de Bananeira e Sementes, e ainda Tecido Acrobático e Slackline.

Nos palcos aconteceram várias apresentações. Os espetáculos “Alice no Sertão das Maravilhas” , “Vivências e Memórias da Infância" e " Hamlet”, foram conduzidos pela turma da Cia de Artes Integradas Livuzia; Contação de Histórias para criançada com a famosa personagem "Dona Roxilda" e o maravilhoso Bloco Santa Alegria com as alegres marchinhas de carnaval, capitaneados pelo Coletivo Ciganas, Cigarras e Cirandas. E no finalzinho do dia ainda conseguimos ouvir um pouco do forró de Gilson Prates.

Tudo o que ocorreu foi registrado com cuidado e carinho por nosso parceiro Léo Novaes, da Solaire Comunicação e Marketing. Ele é o responsável por dar luz às ideias do Coletivo encontrando as soluções adequadas para cada situação. O que faz com maestria!

Fechando com Chave de Ouro a I BiosFEIRA deixa de presente para comunidade a Geladeira Literária, projeto destinado a incentivar o hábito da leitura. A geladeira foi customizada pela artista plástico Chico Salles, nosso Guru e também participante do Coletivo Movimento Gosto de Arte, durante o evento e está instalada no Bosque Borda da Mata, disponível e acessível a todas as pessoas que quiserem ler e também aqueles que queiram doar livros. Durante a feira recebemos várias doações que compuseram o primeiro acervo.

GRATIDÃO AO DIVINO!
Visualize abaixo nosso álbum de fotos da I BiosFEIRA
Gratidão a todos que acreditaram, que se doaram e que participaram desse momento mágico!
Até a próxima com fé em Deus!

Depoimento de D. Roxilda:
"Nunca é demais repetirmos o que foi e é bom! Tanto eu e minha prima D.Roxilda ficamos lisonjeadas com tanto carinho e respeito! A BiosFeira foi uma oportunidade única de "Encontros" de pessoas, de gente...que puderam por algumas horas, instantes sem o uso perverso escravizado das máquinas "falantes". Teve vida"Bio" Teve mãos Teve vozes Teve arte Teve risos Teve Múltiplas Linguagens Teve natureza viva Teve alimentos Teve partilha Teve Energia universal Teve Sol e Chuva Teve musicalidade Teve, teve.. GRATIDÃO A DEUS pela cumplicidade do Coletivo.
Esse encantamento é que nos impulsionam a fazer cada vez melhor o dom que Deus nos deu."
Comments