top of page

Dia de Proteção às Florestas

  • Foto do escritor: Coletivo Biosfera
    Coletivo Biosfera
  • 16 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas, uma data para lembrar que cuidar das florestas não é opção e sim necessidade



"Onde havia peixes, há mercúrio. Onde havia florestas, há cinzas". Roberto Burle Marx

Todo 17 de julho é dia de chamar a atenção das pessoas para a importância de se preservar as florestas. Nessa data se comemora no Brasil o Dia de Proteção às Florestas. 20% de todas as espécies da Terra vivem no Brasil, em especial na Floresta Amazônica, constantemente ameaçada pelo desmatamento.


A data marca também o Dia do Protetor de Florestas, o personagem do folclore brasileiro Curupira. Segundo o folclore, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.


Infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade. Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matas brasileiras.


As florestas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo e por aí vai. Um ecossistema indispensável que está interligado com a maioria dos demais é o das florestas. Elas cobrem apenas 30% do planeta Terra, mas cerca de 80% de todos os seres vivos terrestres vivem nesse tipo de ambiente. Saiba mais sobre isso na matéria: "Florestas: as grandes provedoras de serviços, matérias-primas e soluções".


No dia a dia, é importante que cada pessoa faça a sua parte pela preservação das florestas. Confira algumas dicas simples de como colaborar para a vida longa de nossa vegetação:


  • Use produtos feitos com madeira de reflorestamento, normalmente identificada com um selo ou certificado;

  • Não coloque fogo em matas;

  • Não jogue lixo no meio ambiente;

  • Sempre dê prioridade aos papéis reciclados e recicláveis;

  • Não jogar cigarros ou objetos em combustão em florestas ou áreas de mata;

  • Converse com as crianças ao seu redor sobre a importância de cuidarmos bem das florestas.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page