22 de Agosto - Dia do Folclore
- Coletivo Biosfera
- 21 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2019
Considerando a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legítimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira o Congresso Nacional oficializou, em 1965, o dia 22 de agosto como sendo Dia do Folclore.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).
Assim, folclore ganha o significado literal de "conhecimento do povo" ou "aquilo que o povo faz", portanto Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
A data é marcada por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar adiante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula sem cabeça, Curupira, Boto, Boitatá e de apreciarmos danças e manifestações folclóricas diversas e características de cada região do Brasil.
A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos escravizados, além de um sem-número de imigrantes como alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.
Além disso, estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Hekel Tavares, Inezita Barroso e muitos outros recolheram estórias e cantigas, documentaram práticas medicinais que fazem do folclore brasileiro uma fonte inesgotável de inspiração. Vejamos alguns exemplos do Folclore Brasileiro:
Lendas: Negrinho do Pastoreio, Boto Cor de Rosa, Curupira, Boitatá, Saci- Pererê.
Canções: Peixe-Vivo, Cai,cai balão, Fui no Tororó, O Cravo e a Rosa, Caranguejo não é Peixe.
Festas: Reisado, Festas juninas, Procissão Marítima de São Pedro, Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Boi-bumbá e outras várias.
Danças: Maracatu, Umbigada, Tambor de Crioula, Jongo, Pau de Fitas,
Costumes e Crendices:
Ao sentir a orelha arder, atribuir a que alguém esteja falando mal de você.
Jogar um pouco de cachaça no chão 'para o santo' antes de tomá-la.
Saltar sete ondas na noite da virada para o dia 1º de janeiro, pois isso traria boa sorte.
Komentáře