11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado
- Coletivo Biosfera
- 11 de set. de 2019
- 1 min de leitura
O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, além de ser a principal área de expansão da fronteira agrícola e possuidor de grande variedade de ambientes que abrigam vasta diversidade de plantas e animais, é também um dos mais ameaçados. São 2 milhões de km², e se estende em área contínua por 11 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Estima-se que na região existam mais de 10 mil espécies vegetais, grande variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e um elevado número de invertebrados. Espécies ameaçadas, como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre muitas outras, ainda têm populações significativas no Cerrado.
De grande importância social e econômica, levando-se em consideração que muitas populações sobrevivem dele, incluindo etnias indígenas e comunidades quilombolas, que fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Essas comunidades exploram de forma sustentável os recursos naturais do bioma e detêm um conhecimento tradicional da sua biodiversidade.
Precisamos conhecer mais o cerrado para preservar nosso berço das águas.
Fonte: Adaptado MMA
Comentarios